Gabriel Leite Mota

Economista

Gabriel Leite Mota é o primeiro e único economista português doutorado em Economia da Felicidade. Licenciado (2002) e Doutorado (2010) em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, conta com experiência lectiva e de investigação desde 2002, tendo já colaborado com a Católica Porto Business School, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira.

Participa regularmente, desde 2005, nas conferências internacionais dedicadas à Economia da Felicidade e é frequentemente convidado para falar em conferências nacionais a divulgar o tema.

Tem presença mediática e escreve para o Jornal Económico, Jornal Público e Jornal de Letras. É membro efectivo do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento das Estatísticas Macroeconómicas do Conselho Superior de Estatística, membro da Associação Portuguesa de Economia Política (APEP), da Happiness, Economics and Interpersonal Relations (HEIRS) e da International Society for Quality-of-Life Studies (ISQOLS).

17H00-19H00

Sexta-Feira 18 Outubro

Organizações e o respeito pela Felicidade

As organizações (empresas e organismos públicos) são as grandes empregadoras e as grandes produtoras dos bens e serviços necessários ao bem-estar de todos nós. É também nas organizações que passamos grande parte das nossas vidas. Assim, a forma como estas organizações funcionam, e são geridas, é vital para termos uma sociedade desenvolvida e feliz. Nesta palestra explanarei as estratégias que devem ser seguidas pelas organizações por forma a se gerarem círculos virtuosos de produtividade e bem-estar, quer internamente, quer nas relações que essas organizações estabelecem com os diferentes stakeholders. O objectivo final é a emergência de um ecossistema produtor de felicidade.
Local: Nerlei | Público: Empresários e Gestores